projetos-com-arduino-como-conquistar-clientes

Projetos com Arduino: Como conquistar clientes

Você já buscou desenvolver projetos com Arduino e teve dificuldades em vendê-los para novos clientes? Certamente isso é comum e acontece com diversas pessoas.

Pensando nesse problema, meu objetivo é te apresentar passos simples, que te permitirão conquistar seus primeiros clientes da forma correta. Dessa forma, caso você esteja interessado em aprender e aplicar o passo a passo, leia esse artigo até o final e aplique tudo isso com seus próximos clientes.

Nesse artigo você aprenderá como:

Levantar todas as informações dos projetos com Arduino;

Fazer o cliente perceber valor do seu trabalho e te contratar;

Apresentar o preço do seu serviço para o cliente;

Adquirir novos projetos com Arduino com o mesmo cliente;

Fidelizar um cliente para sempre;

Agora, quero te apresentar o passo a passo para você aplicar e desenvolver projetos com Arduino.

Oferecendo o seu serviço de Projetos com Arduino

Você deve iniciar o processo de oferta de serviços através de uma estrutura bem definida. Em primeiro lugar, é preciso ter uma  estrutura que iniciará desde a busca do cliente até o ponto de entrega final do projeto.

Baseado nesse princípio, criei uma estrutura que irá te ajudar a adquirir seus primeiros clientes e, consequentemente, atendê-los com uma melhor qualidade.

Agora, quero te apresentar os 5 pontos para você utilizá-los no processo de desenvolvimento dos seus projetos com Arduino ou para qualquer outra área.

1
Seja Visto

Aprenda a aparecer para possíveis clientes.

2
Escute seu Cliente

Escute todos os detalhes do problema que seu cliente deseja solucionar.

3
Análise e Sugestões

Analise o problema do seu cliente e ofereça sugestões para o projeto.

4
Execução

Inicie o processo de execução do serviço do seu cliente.

5
Pós - Serviço

Faça uma ligação após algumas semanas/meses da entrega do projeto para seu cliente.

Cada etapa acima representa o que você deve seguir a fim de atrair, conquistar e desenvolver os projetos com Arduino para seus clientes. A seguir, irei te ensinar o processo de aplicação de cada etapa.

Seja visto: Como ser encontrado por clientes

Só para ilustrar, há um velho ditado brasileiro que diz: “Seja visto para ser lembrado”. Ainda que seja um ditado bem antigo, você perceberá que ele fará muito sentido no processo inicial de ser visto e encontrado por pessoas interessadas em soluções/serviços.

Eu sempre falo para os meus alunos: só é lembrado quem muito aparece. Em outras palavras, as pessoas que se destacam de algum modo ganham atenção das demais.

Por esse motivo você precisa aparecer. Para isso, você precisa ser ativo em alguns canais de acesso a possíveis clientes que desejam desenvolver projetos com Arduino.

Canais de Acesso a Clientes

Eu chamo de canal de acesso todos os meios que te permitem criar um contato com possíveis clientes interessados em desenvolver projetos com Arduino. Baseado nisso, podemos citar alguns canais:

Comunidade do Facebook;

Fóruns de Arduino;

Grupos de WhatsApp;

Feiras de Exposição.

A partir do conhecimento desses canais, é hora de colocar em prática a primeira parte do plano. A princípio, sugiro que você seja participativo e busque demonstrar seu domínio do conhecimento ao responder dúvidas sobre os projetos com Arduino nessas comunidades.

Portanto, esteja presente nas discussões e sempre que possível, deixe seus contatos de  WhatsApp e e-mail atualizados.

A seguir, vou te explicar porque a estratégia do contato funciona e como você pode atrair clientes com ela.

A Estratégia do Contato

Eu preciso te falar uma coisa antes de apresentar como essa estratégia funciona. Ela foi a estratégia que me permitiu pegar meus primeiros projetos com Arduino.

Agora, vou te ensinar como você pode aplicá-la através dos seguintes pontos:

Ofereça contribuições importantes nos posts desses canais diariamente;

Compartilhe prévias dos seus projetos com Arduino nesses canais;

Assim que você executar esses pontos, aumentará consideravelmente a atenção das pessoas no seu trabalho. É durante esses momentos que você deve aproveitar para deixar seus contatos de e-mail e WhatsApp e se disponilizar a ajudar na solução para o projeto. Entretanto, lembre-se de uma coisa: Não abuse na quantidade de vezes que você deixa seu e-mail e WhatsApp. Como resultado da repetição, as pessoas perceberão que o seu propósito não é ajudar.

Logo, eu sugiro que você seja cauteloso(a) e use essa estratégia em um comentário rico de contribuições nas dúvidas e na divulgação dos seus projetos com Arduino. Além disso, nunca espere resultados da noite para o dia. Execute essa estratégia continuamente e, a longo prazo, você conseguirá seus primeiros clientes.

Posteriormente, ao receber o primeiro contato, é hora de aplicar a técnica de ouví-lo e compreender os detalhes dos projetos com Arduino de seus cliente.

Esta etapa será apresentada no tópico a seguir.

Escute seu Potencial Cliente

escutando cliente nos projetos com arduino

Depois que o cliente entra em contato com você, busque ser o mais atencioso possível e entender o problema dele(a). Evite falar excessivamente a fim de passar confiança. Fique atento nisso: Se ele(a) resolveu te procurar, já existe um sinal mínimo de credibilidade no seu trabalho.

Por isso, eu sugiro que você seja como um médico e trate-o como um paciente. Em primeiro lugar, busque saber todos os sintomas que ele sente, ou seja, procure compreender os detalhes do projetos com Arduino ou serviços desejados pelos seus clientes.

Use esse momento para esclarecer os detalhes dos projetos com Arduino, fazer algumas perguntas e anotar informações a cerca do serviço desejado. Além disso,  demonstre estar atento a tudo. A atenção é fundamental e ele(a) irá perceber isso em você.

Por fim, após coletar todas as informações, você deve partir para a etapa de Análise e Sugestões.

Análise e Sugestões

A etapa de análises e sugestões é fundamental no projeto do seu cliente, já que é a hora de expôr suas análises. Primeiramente, converse com ele e aponte o que pode ser melhorado e, se necessário, insira novas funcionalidades para os projetos com Arduino. Além disso, ao apresentar novas funcionalidades que realmente ele precisará, pode aumentar os seus ganhos na execução.

Muitas vezes o cliente não sabe totalmente do que deseja e você tem o dever de oferecer a melhor solução para o seu problema.

Um outro ponto importante que recomendo é: seja sincero em sua análise e ajude-o de verdade. Isso aumentará a sua credibilidade com ele e, consequentemente, aumentará a chance de você executar futuros projetos com Arduino ou outros serviços de automação.

A credibilidade é fundamental e todo cliente gosta de sentir-se ajudado e levado à uma solução segura e confiável. Além disso, fique bastante atento a um detalhe: Não explique ao seu cliente como o projeto será feito, o que será usado e como será montado.

Às vezes, alguns clientes te procuram para entender a solução e orçamento e levam essa mesma solução e executam por um preço mais barato com outras pessoas. Fique atento! Afinal, sugiro que você apresente a proposta de fechamento de serviço para o seu cliente e analise a contra-proposta da parte dele.

Proposta, Preço e Valor do Projeto

Eu sempre recomendo que a proposta precisa ser clara e objetiva para seu cliente. Ela precisa ter duas coisas importantes: valor e preço de forma clara! Portanto, reforce sempre o valor/benefícios do seu serviço. Entretanto, lembre-se: valor é diferente do preço!. Em outras palavras, preço é o que ele te paga e valor é o que é percebido no seu trabalho.

Por exemplo, você cobrou R$2750 reais para a execução de dois projetos com Arduino. Esse é o preço do serviço. Entretanto, reforce, esclareca e intensifique sempre o valor do seu serviço. O valor deve estar acima do preço. Deixe claro os benefícios que ele receberá por executar o projeto com você. Se você mostra apenas o valor dos 2 projetos com Arduino, certamente, o seu cliente não fechará o serviço.

O que o levará a fechar o projeto são os benefícios, ou seja, o valor percebido. Esse valor pode ser porque você:

Faz o orçamento de todos os materiais eletrônicos e serviços necessários;

Realiza a montagem das placas eletrônicas dos projetos com Arduino;

Presta suporte nos 7 dias da semana;

Atendimento por telefone a qualquer momento do dia;

Oferece 6 meses de suporte após entrega do projeto.

Esses benefícios fortalecerão o motivo pelo qual você cobrou o valor de R$ 2750. Consequentemente, o valor percebido será muito maior, quando comparado ao preço do serviço. Desse modo, é mais fácil fechar o contrato de execução do projeto e, em seguida, mantê-lo tranquilo quanto à produção dos 2 projetos com Arduino.

Por fim, após todo o processo de análise e sugestões de melhorias nos projetos com Arduino, devemos partir para a execução do projeto.

A Execução dos Projetos

execucao de projetos com arduino

Antes que você inicie a execução dos projetos com Arduino, você deve garantir que seu cliente te pague de 30% a 50% do preço adiantado.. Isto é a garantia que seu cliente não te enganará ou abandonará você por qualquer motivo. Para isso, utilize a ferramenta do Mercado Pago. Ela irá garantir segurança para você e seu cliente. Além disso, evite qualquer outra forma de recepção de valor financeiro.

Com a liberação do pagamento, inicie o serviço e deixe tudo claro ao seu cliente através de um contrato. O contrato irá garantir a segurança de ambas as partes e deverá deixar claro alguns pontos importantes como:

Horário de Atendimento;

Data de Entrega do Projeto;

Dever de ambas as partes;

Dados do contratante e contratado;

E entre outros dados importantes.

A partir da entrega o contrato, inicie a execução do projeto e defina prazos de entrega para seu cliente. Dessa forma, ele terá uma visão clara de todas as atividades realizadas na execução dos projetos com Arduino.

Nesse período busque mantê-lo atualizo a cerca do andamento do projeto, assim como, apresentando resultados. Lembre-se do preço e valor, ou seja, ele precisa sentir o valor do seu serviço. O valor está relacionado com sua entrega de resultados e compromisso.

É por isso que sempre envio algumas fotos, vídeos e resumos dos resultados obtidos. Isso já garante um bom acompanhamento entre você e seu cliente.

Durante o período de execução do projeto é provável que o cliente solicite alterações na estrutura dos projetos com Arduino. Para evitar problemas, quero detalhar a seguir o que você deve fazer nessa situação.

Alteração do Projeto na Fase de Execução

Depois que você inicia um projeto, é muito comum que o cliente peça algum tipo de alteração e isso, consequentemente, consome mais tempo de trabalho, novos testes e um novo planejamento da estrutura de programação e eletrônica.

Portanto, recomendo considerar todos esses fatores durante o processo de precificar a alteração/adição de novas funcionalidades nos projetos com Arduino.

Por exemplo, eu já cobrei aproximadamente R$100 para adicionar um simples botão em um projeto.

Quero deixar claro que não trata-se apenas de alterar e adicionar um botão. Entretanto, lembre-se a respeito de gerar valor para o seu cliente. Ele poderá achar um absurdo o fato de você cobrar R$100, porém , mais uma vez você deve destacar o porquê de cobrar R$100 por esse serviços nos projetos de Arduino que ele te pediu.

A partir desses pontos de ajuste desejados, realize um novo planejamento, execute, entregue o projeto e deixe bastante claro uma coisa para seu cliente: Você não será responsável por guardar os arquivos de projeto.. Caso contrário, se isso não estiver claro no contrato, ele irá te incomodar no futuro e irá gerar problemas.

Sugiro que você organize-se bem com seu contrato, feche a entrega dos projetos com Arduino e em seguida, realize o suporte necessário ao seu cliente no ato da entrega.

Finalmente, chegou a hora de se planejar para o que eu chamo de conclusão do atendimento 5 estrelas ou suporte pós-serviço/projeto.

Suporte Pós – Serviço

pós serviço para os projetos com arduino

Você executou a entrega completa e funcional do seu projeto, entretanto, seu serviço não é 5 estrelas. Em outras palavras, você precisa realizar o processo de pós-serviço com o propósito de fechar o ciclo de venda do seu projeto. Antes de tudo, te adianto que quase todas as pessoas não executam esta etapa. Porém, se você executá-la estará na frente de muita gente e, consequentemente, tem a chance de:

Fidelizar o cliente;

Executar novos projetos com Arduino.

Esse processo inicia-se com a fidelização, uma vez que você fará uma ligação para seu cliente e buscará saber como está o funcionamento do projeto. Desse modo, sugiro fazer uma ligação 1 mês depois e em intervalos de tempo de 3 a 4 meses após a primeira ligação.

Um atendimento como esse é fundamental e , além disso, caso seja possível, realize uma visita presencial no local e peça para ver como estão os projetos com Arduino. Esta visita pode ser uma grande oportunidade para você ter uma conversa, avaliar a necessidade de novas soluções nas instalações e, consequentemente, fechar novos projetos com Arduino.

Conclusão

Através desse processo de 5 etapas, você fecha um ciclo completo de 5 estrelas na execução de seus projetos com Arduino ou em qualquer serviço de automação de forma bastante simples.

Portanto, caso você esteja interessado em continuar lendo novos artigos, acesse a Escola de Arduino e conheça todos os nossos artigos e aulas completas que irão te ajudar em várias etapas no desenvolvimento dos seus projetos com Arduino.

Post a Comment

Fale com o Professor!
Enviar Mensagem!